Efeitos da Esterilização na Saúde

Cão com colar isabelino

Cão com colar isabelino

A esterilização aumenta a esperança de vida dos animais, não só por vantagens directas em termos de saúde, mas também por vantagens indirectas consequentes de o animal ficar mais calmo e menos propenso a vaguear, fugir ou lutar com outros animais (por exemplo, diminui o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis, diminui o risco de doenças transmitidas por mordeduras de outros animais e diminui o risco de atropelamento). Para além de outros motivos que são boas justificações para a esterilização (nomeadamente o controlo populacional e as vantagens comportamentais), a saúde também tem normalmente a ganhar com a esterilização, especialmente no caso das fêmeas.

Vantagens Para a Saúde

Gata com ninhada de gatinhos na rua

Gata com ninhada de gatinhos na rua

Desvantagens Para a Saúde

Embora a esterilização também possa implicar um aumento no risco de certo tipo de doenças, a vantagem resultante da diminuição no risco de outras doenças mais graves e mais comuns supera normalmente esse risco. No caso de cães macho, os estudos sugerem que os prejuízos podem ser superiores aos benefícios de saúde, especialmente se os cães forem esterilizados precocemente, sendo por isso recomendável aguardar que o cão atinja a maturidade (mais de 1 ano de idade) antes de o esterilizar.

Para mais informações sobre a adequabilidade da esterilização ao seu animal, a melhor altura para a esterilização e as vantagens e desvantagens (que podem variar de acordo com a espécie, idade, porte, sexo e raça do animal), consulte o seu médico veterinário.

Referências:

  • Margaret V., Root Kustritz. Determining the optimal age for gonadectomy of dogs and cats. Journal of the American Veterinary Medical Association. 1 de Dezembro de 2007, Vol. 231, N.º 11, Pág. 1665-1675
  • Laura J. Sanborn, M.S. Long-Term Health Risks and Benefits Associated with Spay/Neuter in Dogs. 14 de Maio de 2007
  • Ru G., Terracini B., Glickman L.. Host related risk factors for canine osteosarcoma. Julho de 1998. Vet J. 156(1):31-9.