A cirurgia de esterilização é dolorosa ou perigosa?

A cirurgia é realizada por um médico veterinário sob anestesia geral, pelo que o animal não sente nada durante o procedimento. Após a intervenção, o animal poderá sentir um ligeiro desconforto, mas a maioria dos animais regressa à sua actividade normal após 24 a 72 horas. Normalmente, são fornecidos ou injectados analgésicos para minorar o desconforto no período pós-operatório.

Tal como na medicina humana, uma anestesia geral envolve sempre algum risco. No entanto, a esterilização é já uma cirurgia de rotina e é segura quando realizada por um médico veterinário qualificado. Muitos veterinários utilizam monitores do ritmo cardíaco e anestesia volátil. Fale com o veterinário e certifique-se de que o seu animal está em mãos competentes.

Em qualquer caso, há que ter em conta que existem determinadas alturas em que os riscos são maiores para a esterilização de uma fêmea, como quando a fêmea está no cio ou está muito próximo de dar à luz. Se possível, deverá evitar-se a esterilização nestas alturas, sendo recomendável aguardar-se 3 semanas após o último cio e 2 a 3 semanas após o desmame.