Porquê esterilizar se consigo encontrar um bom lar para todos os filhotes?

E se a sua gata tiver 6 gatos? E se a sua cadela tiver 8 ou mais cachorros? Será mesmo que consegue encontrar famílias responsáveis para todos? Mesmo que consiga encontrar um lar para todos os filhotes, será que as futuras famílias serão verdadeiramente responsáveis para cuidar deles e protegê-los até ao fim das vidas deles? Vai estar sempre presente durante os 10-15 anos de vida de todos esses filhotes? Vai assegurar os cuidados veterinários e de alimentação quando os adoptantes já não os quiserem ou puderem suportar? E será que os adoptantes serão suficientemente responsáveis para evitar que os filhotes da sua cadela/gata venham a reproduzir-se? Vai assegurar que todos são esterilizados e que nenhum deles se reproduz? E quem evitará a reprodução dos filhotes dos filhotes da sua cadela/gata? Vai estar lá para garantir um “bom lar” para todos eles também? Certamente que não. E certamente que não ficaria de consciência tranquila sabendo que há sempre a possibilidade de descendentes do seu animal terem uma vida de negligência ou sofrimento…

A triste realidade é que não há famílias suficientes para acolher todos os animais que precisam de um lar, muito menos famílias que cuidem dos animais de forma verdadeiramente responsável durante todos os seus anos de vida. Muitos desses cães e gatos acabam acorrentados ou esquecidos numa varanda, acabam ao abandono nas ruas, são negligenciados quando precisam de cuidados, são vítimas de abusos e maus-tratos, acabam no canil/gatil municipal, procriam e dão origem a mais e mais e mais animais… Não se esqueça que, para muitas pessoas, um animal só é atraente e adorável enquanto é bebé, ou enquanto não destrói o sofá da casa nem faz xixi no tapete, ou enquanto não fica doente. Muitos animais são descartados quando ficam mais crescidos ou começam a apresentar comportamentos considerados indesejáveis.

Mas o mais importante de tudo é que, por cada animal que se reproduz, está a roubar-se hipóteses aos animais que já nasceram e aguardam uma família. Não é justo fazer-se nascer mais animais sem que tenhamos antes tentado oferecer uma vida digna aos que já nasceram.