Como reconhecer o cio numa fêmea?

Para evitar que uma fêmea não esterilizada seja fecundada, é essencial identificar o período de cio para tomar as precauções adequadas.

Em média, o cio das cadelas dura aproximadamente 3 semanas, podendo ser mais curto ou mais longo de cadela para cadela (entre 7-10 dias até 4 semanas ou mais). O período médio entre cios é de 7 meses, mas algumas cadelas poderão ter o cio a cada 4 meses e outras a cada 12 meses. Na primeira fase do cio, um período que pode estender-se por 3 a 15 dias, a cadela começa por apresentar a vulva inchada, sangramento vaginal e possível aumento de urina. Embora os machos demonstrem interesse na cadela, nesta altura a cadela ainda não está receptiva à cópula. Segue-se depois uma fase em que a descarga vaginal pode tornar-se amarelada ou eventualmente cessar, e em que a cadela apresenta um comportamento muito característico, ficando quieta e desviando a cauda para o lado quando lhe tocam atrás ou na presença de um cão. Esta é a fase em que a cadela aceita o macho e pode estender-se por 4 a 21 dias. É muito importante manter uma cadela separada de machos e sob vigilância durante todo o período de cio. Mesmo que a sua cadela esteja bem treinada, as hormonas falarão mais alto. Nunca a deixe com acesso ao exterior e nunca a passeie sem trela.

Ao contrário das cadelas, o cio das gatas ocorre várias vezes durante uma única época de procriação. Esta época está dependente do número de horas de luz diárias, durando aproximadamente de Fevereiro a Setembro no hemisfério norte (no entanto, o cio das gatas de interior poderá manifestar-se ao longo de todo o ano, pois a luz artificial sujeita-as ao mesmo ciclo de luz/escuridão durante as quatro estações). Como as gatas não apresentam descarga nem inflamação, as alterações comportamentais são os sinais que nos indicam que uma gata está no período de cio: geralmente, a gata demonstra mais afecto, roça-se em objectos e pessoas, rebola no chão, torna-se mais vocal e pode urinar pela casa. No pico do cio, a gata apoia o peito e as patas dianteiras no chão elevando os quartos traseiros e desviando a cauda para o lado, num convite óbvio ao macho. O cio na gata dura aproximadamente 4 a 10 dias. Contudo, se a gata não for fecundada por um macho ou não for esterilizada, o cio voltará a ocorrer após 4-22 dias (e assim sucessivamente até ao fim da época de procriação, o que não é particularmente bom para a saúde da gata devido ao desgaste físico e psicológico do cio). Uma gata no cio fará tudo ao seu alcance para sair em busca de um macho. Não facilite! É vital que mantenha a sua gata separada de machos e sem hipótese alguma de acesso ao exterior.

Tenha em atenção que algumas fêmeas não apresentam sinais de cio ou apresentam sinais muito subtis (o chamado cio silencioso ou seco), pelo que a manifestação de especial interesse na fêmea por parte de machos poderá ser o único sinal visível.