Em que consiste a esterilização?

A esterilização consiste na remoção cirúrgica dos órgãos com funções exclusivamente reprodutoras. A esterilização não causa nenhum mal físico nem psicológico aos animais e deixa-os, geralmente, mais calmos.

Nas fêmeas, a esterilização consiste normalmente na retirada do útero e dos ovários (ovariohisterectomia), o que evita que as fêmeas entrem no período de cio.

Nos machos, o procedimento de esterilização mais comum é a retirada dos testículos (orquiectomia), deixando-se a bolsa escrotal vazia (com o tempo, a pele retrai-se e fica uma bolsa pequenina).

Existem procedimentos alternativos que apenas impedem a fecundação (a laqueação de trompas no caso das fêmeas e a vasectomia no caso dos machos). São procedimentos de acesso mais difícil e que não oferecem vantagens comportamentais (por exemplo, as fêmeas continuam a ter o cio e a atrair machos, e os machos continuam a querer copular com fêmeas). Contudo, no caso dos cães macho, também não implicam as potenciais desvantagens de saúde associadas à orquiectomia.