Com o final do abate nos canis/gatis municipais em Portugal, ainda preciso de me preocupar com a esterilização?

O fim do abate nos canis/gatis municipais portugueses é uma medida completemante justa, pois era indefensável exterminar cães e gatos como forma de controlo populacional para lidar com um problema que pode ser facilmente evitável. Contudo, o fim do abate não contribui em absolutamente nada para solucionar o problema de superpopulação de cães e gatos. Pelo contrário, se nada for feito, o problema terá tendência a agravar-se, pois haverá mais animais de rua a reproduzirem-se (já que os canis deixam de recolher animais a partir do momento em que ficam cheios).

Nunca foi tão importante como agora promover a esterilização. Numa altura em que uma lei humana começa a ser aplicada nos canis/gatis municipais, todos nós temos de fazer a nossa parte para garantir o sucesso desta medida. Com a promoção da esterilização, será possível controlar a população de cães e gatos e oferecer uma oportunidade aos animais que vivem rua, nos albergues das associações e nos canis/gatis municipais. Se nada fizermos, o número de animais errantes irá continuar a aumentar, os animais errantes rapidamente serão considerados por alguns como um problema de saúde pública, e ficaremos a um passo de regredir para os canis/gatis de abate.

Está nas mãos de todos nós não deixar passar esta oportunidade e dar à promoção da esterilização a importância e urgência que ela merece, em nome de todos os animais que aguardam por uma oportunidade de serem felizes.